Estocolmo e a guerra de estilos

Pode não parecer e eu não coloco muito em prática mas eu AMO moda. Não sou especialista e não sou viciada em comprar (não cheguei no ponto de acabar com o limite do cartão, dividir em 10x sem juros ou ainda me "amigar" com um senhor de 60 anos que possa me bancar kkkkkkk #novatendênciabrasileira :P) e acho que isso não é o sentido da vida porém, eu leio muito e gosto de observar nas ruas e lojas, o que a galera tá usando e etc. Comecei a me interessar por esse assunto mais a fundo quando me mudei pra Espanha e "descobri" um paraíso que se chama INDITEX (grupo que possui a Zara e Massimo Dutti, por exemplo) e aí não teve jeito! Comecei a me atualizar mais, inclusive nas grandes marcas, que embora não seja a minha realidade (hahahaha), não custa nada admirar o trabalho incrível dos designers.

Quando vim morar aqui, observei bastante o modo dos suecos se vestirem e hoje, após um ano, eu posso dizer: os suecos se vestem TODOS iguais! hahaha Sério. É engraçado de se ver. Se rola uma tendência, sei lá, tipo vou citar o sneaker da Isabel Marant, daí tooodas as suecas vão lá e compram um. Logo que cheguei observei várias coisas em comum no vestuário deles:

  • todo mundo tem um Converse All Star botinha
  • todo mundo tem um par de botas Doctor Martens
  • todo mundo usa o mesmo estilo de botas (Mulheres mais ou menos ASSIM)
  • no geral, predomina sempre uma cor: a preta!
  • choveu? É Hunter que não cabe no metrô e nas ruas hahah
  • nevou? Geral tira do armário as botinhas de inverno (Ainda não tive coragem de comprar! kkkk A bixinha é feia mas é útil)
  • jeans super skinny, S-E-M-P-R-E, de preferência preto
  • não esquecendo dos cortes de cabelo.

Sem falar nos casacões de inverno da Canada Goose e iPhone, que nem faz parte de vestimenta, mas tá entre os itens mais comuns que os suecos possuem. Sério! Esse último é do guri de 10 anos ao vovô de 70! E o mais engraçado é que você vê tanta gente usando "a mesma coisa" que você também quer! hahaha Daí que uma das primeiras coisas que comprei aqui foi o Converse botinha! #ShameOnMe! :P E embora todo mundo se vista igual (não necessariamente a mesma peça), ainda assim o estilo deles é muito bacana. Eu acho o sueco (e a sueca :P) o exemplo do que eu acho massa no que diz respeito à moda. Extremamente clássico, minimalista e elegante e/ou na contramão, extremamente cool e alternativo.

FALANDO NISSO, é nesse ponto que eu chego em outra observação interessante. Primeiramente vamos analisar o mapa da cidade e focar em duas áreas: Östermalm e Södermalm.

stockholmmap

Eu quis focar nessas áreas porque rola um conflito de estilos nesses dois pontos. Enquanto em Östermalm vê-se os mais penteadinhos, engomadinhos, perfeitinhos e mauricinhos, lá pra baixo, em Söder, é onde estão os mais alternativos e hipsters da cidade! haha E é somente nisso que se difere o estilo de Estocolmo: "metade" se veste como Öster e metade como Söder. E isso você percebe nitidamente ao caminhar pelas ruas dessas áreas. Os restaurantes e bares também seguem essa linha. Enquanto em Östermalm se encontram os mais chiques-elegantes-finos, em Södermalm estão os mais moderninhos e descolados. Enquanto em Östermalm os cafés são mais clássicos, lá em Södermalm é onde estão os mais diferentes e com toques retrô. Enquanto as lojas de Östermalm abrangem as marcas mais caras e famosas, lá em Söder é onde estão os brechós mais incríveis! Enquanto a balada de Östermalm é regada a champagne e boates caras, Söder é regada a muita cerveja e onde estão os melhores pubs. E assim vai... :)

Fiz uma comparação de estilo com garotas e rapazes (não pesquisei muitas fotos mas tá valendo): vs1 vs2 Todas as fotos são do styleclicker.net, foram tiradas em Estocolmo e nas respectivas áreas.

Eu gosto muito desse contraste que a cidade tem porque eu acho mais difícil de abusar, sabe? Eu acho interessante essa diversidade, embora sejam basicamente duas (haha). Eu não conseguiria escolher qual dessas áreas eu prefiro. Gosto de ambas pelo que cada uma oferece. Morei por um ano em Östermalm e agora estou prestes a descobrir e presenciar no dia-a-dia o que Södermalm tem pra oferecer. Sei que é bem mais agitado que Öster, mas eu já sou acostumada com barulho (saudades de Madrid :D)! Quem sabe até depois eu faça mais um post comparando...

Até mais! ;)

comments powered by Disqus