Você sabe que está na Suécia quando...

... se depara com Célines no busão!

Collage

Se engana quem pensou: Eita, que ryyyyyycaaaaaahhhhhhhhh! ¬¬ Por favor, você entendeu errado! Para esse exemplo, usar: Conotação.

A diferença entre uma cidade pequena e uma cidade não-tão-grande-assim com outro nível de educação e valores, está aí.  Uma das razões de eu respeitar e admirar tanto esse país é fato de o povo não ter frescura com absolutamente nada. É normal andar de busão. É normal andar de metrô e é ainda mais normal andar de busão ou metrô portando uma Céline. :D

O fato de a Suécia ser um dos países com menos desigualdade social no mundo, contribui, obviamente. Aqui não existe essa de um Juiz de Direito ser tratado melhor do que um Pedagogo, por exemplo. De onde eu venho, profissão é um lance altamente taxado. "É médica? Ryhca! É professora? Tsc! Coitada!". Os salários também não são baseados pela profissão, não. Rola uma média aqui. Quer coisa mais justa? Amo esse país. :D Torço para que nossa estadia aqui se estenda por muito tempo. Para sempre, quem sabe?! haha Admiro o jeito que os suecos criam seus filhos com o lance do sem frescura e sem futilidade e como a sociedade lida com isso, está ganhando meu coração.

E falando nisso. Também é comum as pessoas morarem em apartamentos pequenos (o preço do metro quadrado também não ajuda! haha :() e não reclamarem nem se incomodarem com isso. É comum fazerem a própria limpeza do seu apartamento. Sim! Por exemplo, meu vizinho é portador de um Volvo XC90 mas todo sábado ele se entende com o aspirador de pó, sem drama, sem reclamar. O mesmo vale pra jardinagem. É primavera? Se junta todo mundo do prédio e saem a limpar  e organizar o quintal e as tiazinhas a ajeitarem e prepararem a terra para as flores. É outono? Lá estão eles tirando o excesso de folhas do backyard e da grama. Fazer isso os torna inferior ao resto do mundo? É feio? É "se passar"? Não! Eles são um dos países mais ricos do mundo.

Estar morando aqui tem mudado - e muito! - o meu modo de enxergar e encarar a vida. Tudo no bom sentido. And for that, I'd like to thank you, Suécia! :D

 

 

PS: Sim. Eu sou uma stalker! hahaha

comments powered by Disqus